O Melhor do Gasometro

Home  |  Quem Somos  |  A Rua  |  Adicione sua loja GRÁTIS  |  Mapa  |  Anuncie aqui 

os mais visitados

Busca:  

últimos inseridos

Destaques
Cadeiras
Esquadrias
Ferragens
Ferramentas
Laminados
Lixas
Madeiras e Ripas
Marceneiros
Mesas
Piso e Assoalhos
Portas e Janelas
______________
Abrasivos
Bares e Restaurantes
Borrachas
Carrinhos
Compensados
Comunicação Visual
Couro
Equipamentos para loja
Estacionamentos
Hotéis
Lonas
Maquinas
Metais
Móveis
Tapeçarias
Tecidos e Plásticos
Tintas
Vidros e Espelhos


A Rua do Gasômetro

O Brás desenvolveu-se em torno da igreja de Bom Jesus do Brás, e era, até o início do século XX, dividido em dois bairros distintos: Brás (mais próximo ao que hoje é o centro de São Paulo), e Marco (abreviatura de Marco de Meia Légua), que ficava na região onde hoje existe a Estação Bresser-Mooca do metrô.
Tornou-se no início do século XX uma referência de bairro da comunidade italiana (comemoração das festas de Nossa Senhora de Casaluce e São Vito), e da comunidade grega (com a Igreja Ortodoxa Grega), comunidade armênia, com forte presença de indústrias (especialmente próximo às ferrovias) e madeireiras (região da rua do Gasômetro).


Com o tempo essas características foram-se modificando, com o aumento do contingente de nordestinos na região próxima ao Largo da Concórdia, ponto em que operava a estação terminal da Estrada de Ferro Central do Brasil.
Atualmente é um distrito essencialmente voltado à indústria e ao comércio de confeções com forte destaque ao comércio de jeans no atacado e também de moda infanto juvenil,destacando-se ainda a grande concentração de lojas especializadas na venda de enxovais e produtos para gestantes e bebês. Possui forte presença das comunidades coreana e boliviana. A presença de um comércio de características populares também é grande, especialmente nas avenidas Rangel Pestana e Celso Garcia, por serem tradicionais vias de passagem de moradores da Zona Leste que trabalham no Centro da cidade.

leia o artigo completo

 

 


 
info@omelhordogasometro.com.br omdi ©